LUCIÁH com acento no A

Este blog objetiva divulgar e relatar as atividades mais relevantes desenvolvidas profissionalmente por Luciáh Tavares.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"O Cotidiano e o Cênico no corpo do ator"



A atriz Luciáh Tavares estará entre os dias 12, 13 e 14 de novembro, no SESC Prainha, em Florianópolis/SC,  ministrando gratuitamente a oficina teatral  intitulada “O Cotidiano e o Cênico no corpo do ator”.  Tal oficina faz parte da contrapartida do programa de intercâmbio e difusão cultural do Ministério da Cultura do Brasil, que propiciou a ida da atriz entre os meses de julho e agosto de 2012, para participar do Curso com o Russo Gennadi Bogdanov, no Centro di Studi di Biomeccanica Teatrale di Meyerhold, na cidade de Perugia na Itália.


A Formação em Perugia/Itália

Luciáh Tavares( a quarta da esq.p/ dir. sentada) 
com a turma do Curso de Biomecânica Teatral de Meyerhold e 
com o mestre russo Gennadi Bogdanov (a direita)

O Centro di studi di Biomeccanica teatral de Meyerhold em Perugia na Itália, é uma das únicas escolas do mundo em que o russo Gennadi Bogdanov ministra  suas aulas. A parceria iniciou em 1998, quando, o hoje coordenador do Centro, Claudio Massimo Paternò foi aluno do mestre russo junto ao Teatro Stabile da Umbria.   De lá para cá já passaram mais de 800 alunos, e as vagas ano após ano tornam-se escassas. O russo Gennadi Nikolaevic Bogdanov entrou em contato pela primeira vez com o método desenvolvido pelo também russo Meyerhold nos anos 1970, quando trabalhava como ator no Teatro Estabile, de Moscou, junto a Valentin Pluncek, que  encantado com a preparação e a agilidade que a técnica permitia aos atores. convidou Nikolai Kustov, que havia trabalhado diretamente com Mejerchold, para dar lições aos seus atores, entre estes alunos estava Bogdanov. 



A Biomecânica de Meyerhold




É um método de teatro físico desenvolvido pelo russo Vsevolod Mejerchold (1874-1940) que era estudante de Música, junto à Escola Filarmônica de Moscou e trabalhou com Stanislavski e Danchenko no famoso Teatro de Arte de Moscou.  Meyerhold buscava uma arte viva do ator, achava que faltava ritmo ao trabalho dos atores, que na época era apoiado muito no estudo do texto e em sua memorização. Força que via presente nas companhias de rua, no circo, nos cabarés, na comédia dell’art, no trabalho com máscara. Em seu teatro montou em pouco mais de três anos cerca de 150 espetáculos diferentes, onde a cena, apoiada no trabalho físico do ator, é a protagonista da ação e não um ator ou outro. Seu teatro serviu também como um elemento de politização ao povo analfabeto, portando informações sobre a revolução. Stalin buscou destruir tudo que era diretamente coligado a Meyerhold, pois através de seu teatro o povo saía de sua alienação. Sua morte misteriosa deixa a certeza de que o trabalho maravilhoso que fez incomodava aqueles que estavam no poder. Seu treinamento está baseado em 44 pontos pedagógicos, em que o ator deve ser o dono do próprio espaço de atuação.


A trajetória de Luciáh Tavares 
na arte Teatral




Como atriz de teatro mambembe viajou os principais estados do sul e do sudeste e o Uruguay ao longo de mais de 4 anos. E por sinal foi uma destas tournées que a  trouxe para Florianópolis no final de 1998. De 2001 a 2003 passou a se dividir entre as aulas da Licenciatura em Arte Cênicas na UDESC e as viagens com teatro. E em 2004 foi para o Rio de Janeiro cursar o Bacharelado em Interpretação teatral na UNIRIO

 “Fiz o curso de maneira fragmentada, revezando períodos na universidade com projetos e viagens com espetáculos. Cursava 1 ano, trancava outro, voltava um semestre, cursava 12 disciplinas e trancava um ano, pois precisava viver de teatro.” 

Participou também de produções de cinema no estado, como a telenovela dirigida pelo cineasta Zeca Pires e voltada a operárias, “Mulheres da Indústria”(2012) e o filme “Pequenos Desencontros”(2011) de Fernando Bopprè, que foi o único representante do estado de Santa Catarina no CineOP, mostra de cinema de Ouro Preto/MG, em junho passado, e que ela conta que teve o prazer de representar.  E  vive a Klara Hitler na web série catarinense Remakers, que o primeiro episódio foi ar no último dia 31 de outubro.
Quanto ao teatro está sempre em cena e semanalmente se apresenta. Nos últimos anos os projetos a que a atriz se dedica junto a Cia Z de Teatro  (companhia com que veio do Rio Grande do Sul e fixou-se na Grande Florianópolis desde 1998), são voltados ao público das periferias, zona rural , empresas e cidades do interior. 

“Faz alguns anos que cansei do efêmero glamour das salas convencionais de espetáculo. Não sou Meyerhold mas também faço a minha revolução através do teatro.”diz.


Luciáh Tavares nasceu em Pelotas no Rio Grande do Sul, mas desde criança morou em diferentes estados. 

“Sou pelotense, embora nunca tenha vivido tanto tempo num lugar como nos arredores da ilha de Santa Catarina, no norte, sul e continente. Vivi no norte do Brasil, no Rio e no exterior  tenho dito por aí que sou brasileira, mas na verdade sou cidadã de uma pátria de nome Arte... onde a capital é o teatro!”



A oficina “O Cotidiano e o Cênico no corpo do ator”

A atriz informa que sua oficina, ainda que esteja saudavelmente impregnada pela biomecânica de Meyerhold, não é um curso de biomecânica teatral, até por que as únicas pessoas no mundo autorizadas a ministrarem os princípios de tal técnica são o russo Gennadi Bogdanov, seu discípulo direto o italiano Claudio Massimo Pathernò e o Mimme centrum di Berlin. E completa que sua oficina apóia-se na experiência que adquiriu nos mais de 20 anos de teatro e na sua constante busca por um trabalho físico  da cena para que o treinamento do ator possa conduzi-lo a uma investigação focada na fronteira entre o cotidiano e o cênico.   Reconhecendo as dificuldades e potencialidades a serem vencidas e desenvolvidas para alcançar o controle corporal frente a atuação. 

Objetivo geral

Desenvolver o controle do ator/bailarino e a sua capacidade de comunicar  sem gestos excedentes através de seu corpo.

Objetivos específicos

  • fomentar a importância do treinamento físico para o ator
  • ampliar a capacidade física do ator
  • investigar processos expressivo-corporais para o teatro.
  • estimular a consciência corporal entre atores, bailarinos e interessados nos processos criativos da arte teatral
  • disponibilizar meios para tornar a aparelhagem física mais expressiva e sensível
  • vivenciar o cotidiano através de uma interpretação corporalmente consciente
  • conhecer  técnicas interpretativas e expressivas para o desenvolvimento corporal na interpretação

Metodologia

  • Exercícios físicos práticos que busquem o desenvolvimento, a compreensão e a sensibilidade do aluno em relação a sua consciência corporal.
  • Atividades que estimulem a reprodução cotidiana através da consciência e controle da expressão corporal.
  • Atividades coletivas e individuais


Avaliação 
Será considerada a presença dos alunos, sua disponibilidade para fazer os exercícios propostos, sua disciplina.

Materiais que cada aluno deverá conter para o trabalho:

  • Roupas confortáveis, em cores neutras e que facilitem a movimentação corporal
  • Uma camiseta de manga longa para os exercícios de solo
  • Calçado com solado sutil de couro ou borracha
  • Garrafa com água

A oficina é gratuita é todos os participantes que cumprirem a carga horária receberão certificados ao final do curso.

PROGRAME-SE


O que: oficina Teatral- “O Cotidiano e o Cênico no Corpo do Ator”(12h/aula)
Quando: 12, 13 e 14 de novembro de 2012 – das 9h as 13h
Onde- Sala multiuso SESC Prainha- Florianópolis/SC
Público alvo: atores, bailarinos, estudantes de teatro e pessoas interessadas num trabalho de teatro físico. ( É essencial a disponibilidade para efetuar exercícios físicos.) 
A partir de 16 anos.

Inscrições: enviar e-mail para patriciagaleli@sesc-sc.com.br com nome completo, telefone colocando como assunto da mensagem “OFICINA LUCIÁH  TAVARES”



A Oficina em questão faz parte da contrapartida do 
Programa de Intercâmbio e Difusão cultural do Ministério da Cultura








Nenhum comentário:

Postar um comentário