LUCIÁH com acento no A

Este blog objetiva divulgar e relatar as atividades mais relevantes desenvolvidas profissionalmente por Luciáh Tavares.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estréia web série REMAKERS

E hoje é a grande estréia da web série REMAKERS em que a atriz Luciáh Tavares dá vida a Klara Hitler. Uma produção da Caixa Cabo Filmes de Florianópolis/SC.



REMAKERS vem sendo filmada há mais de um ano e conta na maioria com profissionais que estão sediados em Florianópolis e região, de todas as idades. A produção fez que muitos artistas e talentos da região venham sendo revelados. Uma série de ficção científica toda feita na região da ilha de Santa Catarina, conhecida como ilha da magia.  Não é a toa que os REMAKERS sejam também seres dotados de magia,  seres fantásticos que tem a capacidade de viajar no tempo. A escolha da data de estréia não poderia ser melhor o dia das bruxas... Os REMAKERS da série estão envolvidos neste lado mágico, mitológico, misteriosos, heróicos...míticos...afinal os REMAKERS são, segundo o próprio site da série,

"...viajantes do tempo que usam seu poder para manter o equilíbrio histórico do universo."



Luciáh Tavares dando vida a Klara Hitler

SINOPSE

Will Shatner e Iva Zimmer são dois investigadores que se deparam com uma onda de assassinatos nada comuns para a cidade de Florianópolis. Sem pistas e indícios que revelem os suspeitos destas mortes, os dois iniciam uma misteriosa aventura, mergulhando num universo que transcende a realidade. Shatner e Iva descobrem então que os assassinatos estão associados a eventos históricos, inclusive podem estar alternando o ruma da humanidade. Desta forma revelam-se os REMAKERS: sete viajantes do tempo que usam seus poderes para alterar o rumo do universo.
Remakers é um trailer de ação policial e ficção científica que fará o espectador observar os fatos de um ponto de vista ousado, audacioso e contestador. Remakers, onde a sua teoria da conspiração torna-se realidade! E você terá certeza que o passado ainda não foi escrito...





Em cena durante as filmagens em agosto de 2012. 

A Participação da atriz na série

Luciáh vive Klara Hitler e informa que é o máximo que pode revelar sobre a sua personagem. E diz: 

"Uma série de ficção científica e policial está calcada no mistério, no suspense...qualquer ai que seja falado a mais pode estragar a surpresa..." 

As cenas que Luciáh Tavares atua foram filmadas nos arredores de Florianópolis/SC, assim que ela retornou da Itália, isto no final de agosto/2012.

"Foi ótimo participar desta série que é mais que simplesmente uma web série, mas um ato de ousadia dos criadores, e de confiança de toda uma equipe de técnicos, artistas, profissionais. Eu acredito que quando as pessoas se unem para fazer algo e buscam opções, por si só já estão fazendo algo importante. Remakers está apoiada nisto: um ato de cumplicidade e também de bravura! De criar mercado de trabalho para profissionais do setor, ao invés de ficar reclamando que nada acontece. sei que este entusiasmo e ansiedade não são só meus, e que é isto que faz e tem feito a grande diferença neste trabalho. Foi uma longa espera até gravar as cenas, mas sei que aconteceu no momento certo e fico na expectativa de que estes Remakers vão ainda dar muito o que falar neste e em outros tempos. "


 

Assista o teaser de lançamento: 

http://vimeo.com/52186284?action=share

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Informamos ainda que dia 2/11/2012, logo após o coquetel 
de abertura do Catavídeo ( 18h30), 
a web série Remakers será exibida 
na Fundação Badesc,
 no centro de Florianópolis/SC.

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SUCESSO e imortalidade a série!!!




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dentro e fora de cena

Como a rainha madrasta, uma das personagens que interpreta no espetáculo
 "A Maçã"( La Ragazza Mela) e que cumpre extensa agenda pelos centros de educação infantil e
escolas da grande Florianópolis/SC neste mês de outubro.
Que Luciáh Tavares é uma apaixonada pelo ofício a que se dedica não é novidade, seja para o público que a prestigia, seja para quem divide o palco, a cena ou o set com ela, ou para os leitores deste do blog e do E-cult que acompanham as suas peripécias nos palcos, telas através de suas produções escritas.  A atriz e escritora, atua em tantas frentes de trabalho que fica até difícil escolher uma para publicar aqui. Na última postagem contamos um pouco da experiência dela junto ao Centro Internazionale di Studi di Biomeccanica teatrale Meyerhold em Perugia na Itália, nesta damos um apanhado dos projetos que está envolvida e das coisas que tem feito dentro e fora de cena.

...


REMAKERS

SÉRIE DE FICÇÃO CIENTÍFICA


Luciáh Tavares como Klara Hitler
na série de ficção científica REMAKERS
que tem estréia prevista para outubro de 2012


No dia seguinte de seu retorno da Itália a atriz já estava com Gringo Starrs, e a equipe da web série de ficção científica REMAKERS, literalmente correndo no set de filmagem dando vida a Klara Hitler, mãe do famoso ditador da história. 

Segundo palavras do próprio:

“Pessoa maravilhosa...sem contar que foi um presente ter seu talento nesta humilde história...sei que Remakers ganhou muito em esperá-la, um monstro que o Brasil em breve reconhecerá o talento.”

A atriz ao lado de Gringo Starrs entre uma cena e outra.
Agosto/2012



A web série estréia no próximo mês e por este motivo as informações sobre a série e as impressões de sua participação na web série só serão divulgadas aqui no blog posteriormente.

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TEATRO

Os Seguranças da segurança do trabalho 
'y de otras cositas más'

A atriz ( a esquerda) na empresa CASSOL pré fabricados em São José/SC 
com o espetáculo “OS SEGURANÇAS da segurança do Trabalho  ‘y de otras cositas más’ ”  
Projeto Teatro Empresa, da Cia Z de Teatro.


No teatro a atriz retomou o Projeto de levar Teatro as empresas que desenvolve desde julho de 2011 junto a Cia Z de Teatro, com o espetáculo  “OS SEGURANÇAS da segurança do trabalho ‘y de otras cositas más’” numa nova abordagem e roupagem, desta vez lidando com a temática do Housekeeping e dos 5 S’s, que trata da segurança, ordem e limpeza de uma empresa como elemento essencial para a prevenção de acidentes em local de trabalho e para o aumento da produtividade. Tendo apresentando-se na CASSOL pré-fabricados em São José/SC no último dia 21 de setembro.  Sobre este trabalho a atriz contou-nos:

“É muito interessante, lidamos com um público que em geral não assiste a espetáculos teatrais e isto se dá através de temáticas, que possivelmente não conheceríamos se não fosse pela solicitação das empresas. É magnífico, genial!  Não é novidade que eu sou voltada a um teatro popular, que alcance as massas, que fuja do simplesmente comercial que é reproduzir a cultura de massa, mas de voltar-se a um público que de certa maneira vive a margem da sociedade no que tange a cultura. Poder levar o teatro a funcionários de empresas, segundo meu ponto de vista, denota um diferencial, uma maneira de desenvolvimento saudável, pois pensa no ser humano.”


Além destas atividades a atriz ensaia diariamente um novo espetáculo, cuida pessoalmente de parte da produção da semana da criança que está levando 4 (quatro) espetáculos diferentes a escolas, comunidades e empresas da região da grande Florianópolis/SC.



Na última terça feira dia 2 de outubro abertura da Semana da Criança da Cia Z de Teatro, após espetáculo
"A Maçã"( La Ragazza Mela).  com o colega de cena Nilo Corrêa
e  o público  num Centro de Educação infantil de São José/SC- Brasil 
...


Prestigiando espetáculos

E ainda organiza a contrapartida do Programa de Intercâmbio e difusão do Ministério da Cultura do Brasil, que propiciou a sua ida a Perugia na Itália para fazer o curso com o mestre russo Gennadi  Bogdanov, faz seu trainning físico de atriz e ainda tem tempo de prestigiar espetáculos  de outros Grupos.  Como foi possível vê-la no Teatro do SESC prestigiando “Instantâneos” com a Companhia Bondrés, do Rio de Janeiro/RJ no Teatro do SESC, em Florianópolis/SC, no dia 15 de agosto.


Luciáh Tavares com Lucas Oradovschi após espetáculo “Instantâneos” da Companhia Bondrés do Rio de Janeiro/RJ,  a atriz contou- nos que ambos além de terem feito faculdade de teatro juntos, estavam na improvisação do teste de ingresso da faculdade e que o primeiro espetáculo que assistiu em terras cariocas foi a convite do ator, que como Luciáh é ligado a pesquisa de teatro físico.
TEATRO do SESC, em Florianópolis/SC


E felicíssima da vida de ter assistindo “Dia Desmanchado” do Teatro Torto, 
de Porto Alegre/RS, no Teatro do TAC também em Florianópolis/SC.


Perguntamos se para quem trabalha tanto em teatro não se torna cansativo nas horas de lazer ir também ao teatro e ela respondeu:


“Quem faz teatro precisa assistir teatro, sempre, para não estagnar-se. E é um prazer reencontrar colegas, seja de faculdade ou de cena, em algum bom espetáculo e poder aplaudi-los.  E também ver como outros artistas lidam com a técnica teatral, confrontando sempre com o seu trabalho e as coisas que se está buscando. Travar parcerias, trocar... e isto é ótimo pois é lazer e aprendizado na mesma dose. ”



Marcelo Bulgarelli do Teatro Torto de Porto Alegre/RS com Luciáh Tavares,
 após assitir espetáculo DIA DESMANCHADO, discípulos de um mesmo mestre e alunos do Centro internacionazionale di studi di Biomeccanica teatrale di Meyerhold.Teatro do TAC, em Florianópolis/SC. 
Felizes por este encontro.



Quanto aos planos futuros de atriz
 no Brasil e no exterior 
ela disse enfática:

“Vivamos o agora! Quando o futuro chegar nós falaremos dele!”

 E correu para o trainning físico diário de atriz ... 
de apenas  4 horas...HAJA FÔLEGO!!!



MUITO SUCESSO...

afinal entusiasmo e determinação ela tem de sobra, dentro e fora de cena! ! !





sábado, 1 de setembro de 2012

Atriz faz Curso de Biomecânica Teatral de Meyerhold em Perúgia na Itália

Meyerhold( 1874-1940)
Criador da Biomecânica Teatral

O último mês foi de atividades intensas para a atriz Luciáh Tavares que foi uma das habilitadas dentro do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura ( mês de julho) para participar do Curso de Biomecânica teatral de Meyerhold com o mestre russo Gennadi Nikolaevic Bogdanov na cidade de Perúgia na Itália.
Gennadi Bogdanov ministrante do curso e seguidor direto da técnica
da Biomecânica Teatral de Meyerhold

Participar de um curso com este ícone vivo da arte teatral era há tempos um desejo acalentado pela atriz que nas linhas abaixo conta-nos um pouco desta experiência e fala sobre a importância da Biomecânica para o trabalho actorial. Luciáh conta-nos que sempre gostou do trabalho físico do ator e que um dos primeiros espetáculos que participou "Crônica de um Brasil com Z", uma co produção do Grupo Z e do Grupo Casa de Brinquedos, Pelotas/RS,  era apoiado na exaustão e no trabalho físico dos atores. E diz que:

"Naquela época eu não conhecia nada de técnicas teatrais. Ouvi falar de Meyerhold pela primeira vez quando assisti um espetáculo argentino no extinto Festival de Teatro de Pelotas/RS, em meados da década de noventa:  'Juan Moreira'. Fiquei chocada como os atores se moviam pela cena e como comunicavam praticamente sem o uso de palavras."

 Completa que só soube mesmo quem era  Meyerhold  no Rio de Janeiro, na universidade quando cursava a disciplina de expressão corporal 3 na Escola de Teatro da UNIRIO, com a Professora Nara Kaisermann, isto em 2005. E segundo ela  foi a partir deste momento que começou a pesquisar sobre Meyerhold  através da internet e ficou sabendo do Centro internacional de biomecânica teatral, do mestre Gennadi Bogdanov, do Microteatro de Perugia,  e das suas sessões de trabalho semestrais de biomecânica teatral.

"Passei a receber desde esta esta época em meu e-mail convites para fazer o curso e fui acalentando em meu íntimo uma forma de tornar este sonho realidade."


A atriz Luciáh Tavares 
(embaixo a quarta da esquerda para direita) junto aos colegas de curso 
e ao Mestre Russo Gennadi Bogdanov


Segundo a atriz a Biomecânica consiste  no treinamento físico do ator e é difícil precisá-la sem vivenciá-la.

"Eu poderia ficar aqui horas e horas falando sobre esta técnica, mas seria uma perda de tempo, pois para entender de fato é preciso vivenciá-la. Inclusive eu diante de tudo que havia lido e pesquisado me surpreendi, não apenas com a técnica em si, mas como é possível através de um treinamento constante superar limites físicos. Como nos ensinou o próprio Bogdanov não significa apenas uma técnica que acaba com o fim do curso mas como uma perspectiva, um impulso para descobrirmos sobre que coisa devemos trabalhar, quais limites que para exercer o ofício do ator devemos superar fisicamente."

Diz que sempre que se fala de interpretação vem ao pensamento os métodos de interpretação de texto e que é fácil cair no pecado de esquecer que o corpo é o instrumento de trabalho do ator. E completa:

" Um músico ensaia incessantemente sobre seu instrumento descobrindo como tirar a melhor nota, na biomecânica o ator trabalha a exaustão na descoberta e domínio de seu corpo."


O mestre russo Gennadi Bogdanov e a atriz Luciáh Tavares 
única brasileira participante do curso neste semestre.

Referente a esta vivência ela nos diz que antes de qualquer coisa foi uma experiência indescritível!

"E por mais que eu fale serão apenas palavras."

E explica que a biomecânica


"não está calcada em palavras mas em ação, em treinamento."

E diz que foi uma imersão que aconteceu de 12 dias, as lições de 5 horas ao dia, com 68 horas de carga horária.

"Muitos pontos devíamos aperfeiçoar no intervalo até a lição do dia seguinte para buscar a superação."




 Victoria DeCampora ( atriz de Nápoles), Alessandra Nale (atriz de Milão),
 Luciáh Tavares(única brasileira desta sessão de trabalho)e Marta Franceschelli ( atriz de Roma) 
durante uma das folgas da lição exercitando o equilíbrio.

O curso contou com alunos dos quatro cantos do mundo. E para ela nada define melhor a experiência em questão que a palavra: INTENSIDADE.

" Doze dias que valeram por anos de trabalho. Sem falar que ao nos deparamos com pessoas de teatro de outras partes do mundo, que também estão buscando o aperfeiçoamento, o número de informações amplia-se também na observação de como cada um assimila e digere aquele processo. Tudo torna-se extremamente enriquecedor, até mesmo os breves intervalos de aula e as conversas durante a janta. Cada momento transforma-se numa análise de observação do corpo dos demais e da maneira como a técnica reverbera nas pessoas.  O mundo passa a ser analisado pela ótica da biomecânica teatral."

Comenta que ao observar a si mesma e aos outros ganha uma outra dimensão. Só lamenta que " tenha sido tão breve!" E aconselha a todo ator que tiver a oportunidade para viver esta experiência e de entrar em contato com esta técnica buscar meios para fazer este curso.

A atriz com Claudio Mássimo Paternò diretor do Microteatro de Perugia da Itália e um dos principais referencias e seguidores da técnica da Biomecânica Teatral de Meyerhold no mundo.

Para a atriz:
"O ator que quiser sua arte viva precisa ter um treinamento. Adoraria ter entrado em contato com esta técnica há 15 anos atrás. Mas tudo tem seu momento!"

Ao perguntarmos se fazia parte de seus sonhos fazer um curso de teatro com um russo, já que a  base dos métodos de interpretação estão diretamente calcadas nos mestres russos ela nos diz que "Se eu disser que não estaria mentindo! (risos) Sempre fui fascinada pela cultura russa e pela cultura italiana. Fazer este curso na Itália foi unir o útil ao agradável."

E confessa que na arte teatral sempre sonhou em ter contato direto com algum maestro ligado direto a história do teatro. No teatro brasileiro teve o privilégio de ter um contato direto com Paulo Autran (1922-2007) que faz parte da história do teatro de nosso país como um dos principais atores de sua história. E conta-nos que até mesmo iniciou a estudar o idioma russo com desejo de um dia ter a oportunidade de estudar diretamente com algum mestre russo do teatro.


A atriz em Perugia na Itália cidade onde aconteceu o curso.


Ao falar o que mais lhe atraiu nesta técnica, que fez que fosse atrás de buscar esta formação, explica que o fato de que Meyerhold pesquisava as companhias de rua, a commedia dell'arte o teatro feito nos cabarés. E de usar o teatro como forma de politização de tirar o público de sua alienação. Foram alguns dos pontos que mais lhe instigaram. E que vê pontos de contato da forma como cria e executa seus projetos com a forma como Meyerhold trabalhava.

"Há muito tempo que meus projetos não alcançam as principais salas de espetáculo. Eu tenho levado teatro a comunidades rurais e trabalhado junto as periferias e pessoas que estão a margem da sociedade no que tange a arte teatral. E busco um teatro que chegue de forma mais incisiva ao público. Acho que tenho feito um pouco o que Meyerhold buscava, e vejo pontos de contato entre a minha arte e a dele neste aspecto. E por isto fui atraída pelo desejo de conhecer de maneira mais estreita esta técnica." 

Arremata com uma comparação perfeita da busca do ator para sua técnica com a busca do ser humano:

"Tudo que busco é para aperfeiçoar meu trabalho de atriz e consequentemente me fazer um ser humano melhor,  eu acredito de verdade que ninguém pode ser melhor se não amar o que faz, se não desejar ser melhor dia após, se não desejar melhorar seu mundo e o meio que o cerca com o que faz,  e para isto precisamos sim fazer nosso ofício sem formalismos e dar o melhor de nós no contato com os outros. O teatro é uma arte para o outro, para o público. E o ator não pode jamais ser egoísta e ..."

E completa com as palavras do Mestre Russo Gennadi  Nikolaevic Bogdanov  que:


"...deve fazer tudo com tanto entusiasmo."

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Quem quiser pode ler o artigo da atriz escrito para o E-cult mídia ativa, onde é correspondente, abaixo o link:

http://www.ecult.com.br/noticias/quem-tem-boca-vai-a-roma-peripecias-de-uma-atriz-pelotense-na-italia


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A ida de Luciáh Tavares a Itália aconteceu através do
Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura 








Luciáh Tavares irá ministrar workshops em  Pelotas/RS, Florianópolis/SC e Biguaçu/SC .
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sábado, 30 de junho de 2012

Luciáh Tavares no 7ª CineOP




Luciáh Tavares com cineastas da Mostra Horizontes, no CineOp, Cine Teatro do Centro de Convenções de Ouro Preto/MG-Brasil, no dia da exibição do filme "Pequenos Desencontros"que protagoniza.


Como informamos no último post, o filme "Pequenos Desencontros", de Fernando Bopprè e produção da Exato Segundo foi um dos selecionados para 7ª CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto/MG, que aconteceu entre os dias de junho de 2012 na cidade histórica. O filme foi a única produção de Santa Catarina entre os 70 ( setenta) filmes escolhidos para a Mostra. O curta teve sua exibição no dia 24 de junho dentro da Mostra Horizontes, no Cine Teatro do Centro de Convenções. Luciáh esteve presente no Festival representando o diretor Fernando Bopprè que não pode estar presente no evento.



A atriz diz:


"Foi um privilégio estar entre as convidadas desta mostra, ao lado de tantos profissionais experientes, das telas, do meio acadêmico, jovens cineastas, poder participar dos seminários e de outras tantas atividades. Ver pessoas do Brasil e do exterior que estão fazendo algo em prol do cinema, seja no que diz respeito a produção de filmes, no fomento ou na conservação destes sempre faz pensar que não estamos sós. É um momento de troca, de aprendizado. Foi sem sombra de dúvidas uma experiência maravilhosa e uma grande responsabilidade, maior ainda quando fiquei sabendo que o filme era o único representante do estado de Santa Catarina na Mostra. E há muito tempo desejava conhecer a linda e conservada cidade de Ouro Preto/MG. Uma cidade histórica que faz parte do imaginário do Brasileiro, tanto quanto o faz a sétima arte. " 



Luciáh Tavares com a pequena e talentosíssima atriz Bia Goldenstein do filme 

"Corda Bamba, história de uma menina equilibrista", de Eduardo Goldestein. Em foto do cineasta. 


Sobre a reação sua diante do público da Mostra Luciáh informou:


"É sempre interessante ver como o público se porta diante do filme, foi a primeira vez que assisti o filme sozinha, quero dizer sem nenhum amigo ao meu lado, e junto a outros curtas. Então é óbvio que foi uma experiência diferenciada. Uma garota da platéia caiu no choro exatamente num momento que eu também chorei quando o filme foi feito. Isto significa que a emoção que senti como atriz, está sim sendo transmitida. Ao término as pessoas vieram falar comigo surpresas com a diferença que havia em mim, sorridente e em Lena triste e deprimida, e isto é sim reconhecimento, e este é sim uma das finalidades das mostras e dos Festivais de cinema, além da troca da saberes sentir a reação do público. E sem este contato, sem o humano, a emoção a toda a arte perde, segundo meu ponto de vista, o sentido."


Que venham muitos outros Festivais, mostras e muitos filmes na sua trajetória, para que possamos nos emocionar e vibrar com esta e todas as outras artes, que fazem de Luciáh Tavares mais que uma atriz talentosa mas uma defensora das artes em todas as suas instâncias.

Sucesso, sempre!!! 
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Para saber mais sobre o que rolou na Mostra assista o Vídeo de encerramento
Luciáh aparece brevemente 05:05: 
https://www.youtube.com/watch?v=ZRgdgLQTFVs&feature=player_embedded



Abaixo o vídeo do dia que o filme 'Pequenos Desencontros" foi exibido(veja Luciáh em 3:31 :



Leia o artigo que Luciáh Tavares escreveu para o E-Cult Mídia Ativa
sobre sua presença no CineOP no link abaixo:

Olhares de uma pelotense direto do 7ºCineOP em Ouro Preto/MG


Se quiser ler mais sobre o CineOP
a página da Mostra é:
http://www.cineop.com.br/


Para ver fotos do CineOP vá a
página da Universo Produções no Flickr http://www.flickr.com/photos/universoproducao/collections/72157629659477406/


A atriz com vista da cidade histórica de Ouro Preto/MG-Brasil ao fundo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades: 7ª CineOP & Teatro


7ª CineOP 
 É com imenso prazer que informamos que o 
filme produzido pela Exato Segundo, “Pequenos Desencontros”, do cineasta catarinense Fernando Bopprè, que Luciáh Tavares protagoniza ao lado de Nei Pelizzon e Édio Nunes foi selecionado para participar da Mostra ddo 7ª CineOP Festival de Cinema de Ouro Preto/MG, será exibido no dia 24 de junho, as 17h no Cine Teatro de Ouro Preto/MG. Luciáh ficou muito feliz que o filme tenha sido selecionado e aguarda ansiosa pelo Festival. Confira aqui o link da programação completa do 7º CineOP.


Projeto Teatro nas Comunidades

Quanto ao trabalho com teatro Luciáh tem circulado pelas escolas de São José/SC, região metropolitana de Florianópolis, em especial em comunidades escolares de regiões periféricas, sobretudo nos centros de educação infantil e escolas estaduais com o espetáculo de sua autoria “Cadê a história que estava aqui?”. O espetáculo já realizou mais de 300 apresentações, tendo passado por mais de 50 cidades, ao longo dos dez anos que está em cartaz.

“Sinceramente nunca pensei que tal espetáculo fosse desenvolver-se e chegar em tantos lugares diferentes e permanecer tanto tempo em cartaz. Mas fico feliz, pois o intuito ao criá-lo foi justamente este alcançar localidades onde não houvesse uma sala de espetáculos. Saber que uma peça que iniciou despretensiosa vem tendo uma trajetória tão longo junto ao fomento da arte teatral em crianças da mais tenra idade, é mais que um motivo para estar mais do que satisfeita com o rumo que ele tomou. ” 

Além destas temos outras novidades a respeito dos projetos da atriz, mas por enquanto ainda é surpresa.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Telenovela MULHERES DA INDÚSTRIA

Na foto da esquerda para direita Bianca Almeida(Joana), Joana Felício(Clô) Zeca Pires( Diretor) 
Luciáh Tavares(Jane), Neca Gamarra(Mulher), Bruno(som) e Andréa Padilha(Helena). 
No Teatro da Igrejinha em Florianópolis/SC/Brasil que serviu locação para a cena da atriz.
Foto Adenor Gouvea.


Esta semana Luciáh Tavares filmou episódio da Telenovela MULHERES DA INDÚSTRIA , dirigida pelo cineasta catarinense Zeca Pires ( A Antropóloga). A telenovela tem um cunho informativo e didático e é direcionada ao SESI( Serviço Social da Indústria) que preocupa-se em fomentar a mulheres trabalhadoras de diferentes indústrias questões relacionadas ao universo feminino.
Luciáh informou que ficou feliz ao ser convidada para tal trabalho por vários motivos confira abaixo:



"Ao longo de 2011 eu trabalhei bastante com o SESI escrevendo e encenando espetáculos e intervenções para trabalhadores da indústria.com o "Projeto Teatro nas Empresas", Acho importante a preocupação que o SESI tem de levar a informação aos trabalhadores e de fomentar a prevenção saúde ou do trabalho fazendo-o através da arte, seja o teatro ou o cinema. Eu comecei a escrever para teatro por causa do SESI em 1993 e nunca mais parei, então o SESI sempre fez parte de momentos muito importantes da minha vida. E foi uma grande e grata surpresa ser convidada para trabalhar com Zeca Pires, ainda que o trabalho tenha sido breve, mas as boas coisas da vida em geral são breves,  durem elas minutos ou anos."




A atriz contou-nos que sua personagem chama-se Jane uma mulher que palestra sobre Métodos contraceptivos e planejamento familiar e acaba esclarecendo as demais personagens a respeito da vacina contra o HPV(o papiloma vírus humano). E disse ainda que as filmagens se deram num clima de descontração que só faz crer que o resultado de tal trabalho será de alto nível.


SUCESSO para ela e para toda a equipe!!!


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Soap opera  INDUSTRY WOMEN'S


The actress Luciáh Tavares in the backstage alongside her scene colleague the actress Joana Felício.


           In the past week the actress Luciáh Tavares filmed episode the soap opera “Mulheres da Indústria” ( Industry Women’s) directed by Zeca Pires  (A Antropóloga). This soap opera have an informative and educational slant is directed  to the SESI (Serviço social da indústria/Industrial Social service)  that seeks to promote  and foster for women workers  from various industries issues related to the female universe.  Luciáh said was pleased to be invited for such  work for many reasons see below:


“During 2011 I worked  a lot with SESI creating interventions, writing plays and staging spectacles for industrial workers with the 'Projeto Teatro nas Empresas' (Indutries theater  Project). I think that is very important this preoccupation that SESI has to take the information for workers  and of promote preventive actions through art, be it the theater or the cinema. I started writing plays because of the SESI in 1993 and never stopeded, so the SESI has always been part of very important moments of my life. It was a great and pleasant surprise to be invited to work  with Zeca Pires, even though the work was soon, but the sensational things in life are usually brief, lasting minutes or years.”


            The actress told us yet that  her character is Jane, a woman that does conferences  about contraceptives methods and family planning. And clarifies the other characters about the vaccine against  HPV ( Human Pappiloma Virus). Luciáh Tavares  also said that the filming was given  ia a relaxed atmosphere. This will lead effectively the result of such work to a high level.



SUCCESS for her and for the whole team!!!

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domingo, 26 de fevereiro de 2012

Relatos de viagem



Coliseo- Roma - Itália
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Relatos de Viagem

Quem vem acompanhando o blog "Luciáh com acento no A", sabe que a atriz Luciáh Tavares não pára, está sempre envolvida em atividades culturais que vão de projetos sociais com teatro para crianças e adultos de comunidades periféricas ao cinema alternativo, da dramaturgia a contação de histórias, ministrando oficinas e pesquisando novas linguagens artísticas. Luciáh Tavares se define como amante de seu trabalho de artista e diz ser difícil sair de férias. Através do Skype a Pólux assessoria teve o prazer de conversar com ela em sua primeira viagem a Europa.
Confira abaixo o que ela nos descreveu desta experiência.

Piccolo Teatro di Milano-Milão/Itália
Museu Teatrale Teatro alla Scalla- Milão/Itália
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Pólux-Acompanhamos o sua carreira e sabemos que você trabalha sem trégua, como é estar de férias longe dos trabalho de atriz?

Luciáh Tavares-Para mim é sempre difícil me afastar do trabalho, em especial dos projetos da Cia Z de Teatro. Estou distante do Brasil por alguns dias mas não me afasto nunca do trabalho de atriz, uma viagem a novos lugares faz com que conheçamos pessoas diferentes, que possamos perceber o ser humano por uma outra ótica que à distância seria difícil. São novas vivências, outros cenários, outra cultura, e isto faz que a mente se abra para diferentes nuances do ser humano, que vejamos um pouco as coisas através das referências culturais que não temos presente no nosso cotidiano. Isto só tende a enriquecer o meu trabalho. Ao perceber o sotaque das pessoas, a maneira como se comportam nas ruas, nos bares, junto aos amigos, em suas relações. Como se movem e respiram. Ao entender seus valores estou enriquecendo não apenas meu vocabulário verbal mas sobretudo meu vocabulário actorial, corporal e comportamental. A arte de atuar, segundo o meu ponto de vista, está diretamente ligada ao comportamento humano. E aumentar este leque de opções faz com que tenha na manga novas cartas para minhas memórias das emoções.

Pólux- Você está onde agora?
Luciáh Tavares- Estou em Milão na Itália.

Pólux- Irá a outros países?
Luciáh Tavares- Não, pois meu objetivo era apenas o de conhecer a Itália e presenciar esta cultura que me fascina desde a infância. E além do mais sou atriz de teatro e ainda não possuo muitos recursos financeiros para gastar com turismo.

Pólux- Você já conhecia o exterior?
Luciáh Tavares- A Europa não! Conhecia apenas o Uruguay. Mas quando falo isto tem gente que não considera o Uruguay exterior! (Risos) Eu considero embora seja vizinho é uma cultura diferente da nossa.

Pólux- Porque a escolha pela Itália?
Luciáh Tavares- Como eu lhe disse a Itália é uma paixão de infância, embora não tenha descendência italiana, desde criança sempre estive muito ligada a ícones da cultura italiana e comecei a estudar língua italiana há mais de 15 anos. Gosto muito do trabalho da commedia dell'art, de sua história, da forma que trabalhavam. Também tive meu período mambembe na vida, sem endereço fixo, viajando de teatro com minha companhia. E conhecer a Itália de perto era há muito tempo mais do que um sonho, mas uma obrigação.

Pólux- E como foi enfrentar o frio europeu?
Luciáh Tavares- Eu sou do sul do Brasil e posso afirmar que senti menos frio aqui do que na minha terra natal, aqui as casas, os estabelecimentos, o transporte público, tudo tem aquecimento. Embora minhas roupas sejam de uma qualidade tropical tenho resistido bravamente. (Risos)


Teatro alla Scalla- Milão/Itália

Teatro no Carnevale Romano- Piazza del Popolo- Roma/Itália
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Pólux- E ver a neve como foi? E de que forma um experiência destas pode lhe ajudar no trabalho de atriz?
Luciáh Tavares- Foi emocionante, não vou negar! Quando cheguei ao aeroporto estava tapado de neve, as estradas todas brancas, tudo pulverizado de um sonho chamado neve. É uma outra atmosfera! Me deixou mais calada. Diminuiu meu apetite. Fiquei um ser mais introspectivo diante da paisagem daqui. Praticamente irreconhecível!

Pólux- Você pode descrever a primeira vez que viu nevar?
Luciáh Tavares- Claro que sim! Foi por volta das 5:30 da manhã do dia 10 de fevereiro fui de furona acompanhar amigos num trabalho em Torino...E Milão já estava com as ruas, os carros tudo coberto de neve...ainda no escuro, a cidade despertando...e quando o carro parou no semáforo percebi que finos flocos caiam do céu como numa animação... Poético sem dúvidas!
Mas o mais lindo foi me deparar com a neve em minha primeira viagem de trem.

Pólux- Como foi esta experiência?
Luciáh Tavares- Na Itália só se falavam das nevascas, e que faziam 30 anos que não nevava em Roma como nevou neste inverno. Minha viagem foi de Milano a Roma. Ao sair da estação já estava com a emoção a flor da pele pois estava indo para Roma sozinha, e andando de trem pela primeira vez. Quando o trem chegou em Bologna tudo estava branco, uma nevasca muito forte. E embora pareça piégas eu caí no choro de tanta emoção. Passei a vida estudando teatro para aprender a conter e acessar as emoções na hora que bem entender, mas existem certas coisas que fogem a todo e qualquer controle e uma experiência como estas é uma delas.

Pólux- E como foi sua chegada a Roma?
Luciáh Tavares- Como estava lhe dizendo, não nevava há 30 anos em Roma e a neve de flocos grandes, daqueles que parecem feitos de algodão e que sempre mostram nos filmes de natal, começou no momento que o trem em que estava chegou a Roma... Pessoas de um lado para o outro num ritmo frenético, trens, e eu com minhas malas olhando aquele espetáculo, e tentando acompanhar o ritmo das pessoas da estação. Com o provérbio martelando na minha cabeça: "Em Roma como os Romanos."

Pólux- Isto poderá lhe ajudar no trabalho como atriz?
Luciáh Tavares- Ainda não tenho a resposta definida, mas acredito que sim, que sirva para trazer para algum personagem esta memória de deslumbramento, nutrir com esta atmosfera uma cena, e até mesmo contá-la. Acho que poderia ser muito interessante. Só a cena da mulher com suas malas movendo-se rapidamente pela estação de olhos vidrados naquela beleza enquanto esgueirava-se das pessoas que iam e viam já é uma cena maravilhosa!

Pólux- E o que você achou de Roma?
Luciáh Tavares- Ainda não consigo mensurar. Estive em Roma pouco mais de dois dias, não dá para conhecer 4 mil anos ou mais de história em dois dias. O que deu foi para sentir sua energia. Achei uma chatice aqueles turistas com suas máquinas fotográficas sem parar, especialmente na Fontana de Trévi e no Vaticano. Mas o povo Romano é um pouco medieval, sua maneira de abordar, de falar de mover-se é um pouco tosca e é neste ponto que reside a magia da cidade. A forma como as pessoas se comunicam em Roma, meio atrapalhada, um pouco brega, foi o que achei o mais sensacional...Às vezes não parecem pessoas mas todos personagens de um filme, ou de um espetáculo a burlar com a gente. E são muitos personagens: as romenas, as ciganas( tão diferentes das nossas), os indianos, os africanos da estação de trem, os chineses, a matrona do café, o rapaz do pizzaiollo, os garçons dos restaurantes fazendo de tudo para atrair os turistas, as pessoas que pedem dinheiro na rua e no metrô num cortante cântico doido: "Aiuto signora, aiuto per favore!" . Aquela dor nunca percebi nos pedintes do Brasil... vem com outra carga, com outra energia. Roma parece possuir todas as coisas do mundo, lá parecem caber todas as nossas alegrias e tristezas, toda nossa força e todas as nossas fraquezas.


Luciáh Tavares e Pinocchio- Roma/Itália

Máscaras- Roma- Itália
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Pólux- E você preferiu Roma ou Milão?
Luciáh Tavares- Difícil dizer. Roma é um museu a céu aberto onde tudo conta história e as pessoas são personagens mais cômicos. E Milão me deixou apaixonada por seu ritmo alucinado que não perde a pose elegante... mas aqui as pessoas são mais recatadas, caladas... Há uma intelectualidade no ar que gosto! Quando voltei para Milão estava numa saudade que parecia que tinha passado não 4 dias fora mas 4 anos. Por isto acho que neste aspecto gostei mais de Milão. Me sinto mais a vontade em Milão, sei andar pelo metrô, trem , me mover na cidade, reconheço suas ruas...

Pólux-Que cidades mais você esteve?
Luciáh Tavares- Estive em Latina ao lado de Roma, que é a cidade mais nova da Itália, praticamente uma cidade do interior paulista ou gaúcho, em Monza e Torino. E em algumas pequenas cidadezinhas daquelas medievais como San Felice, ao lado de Latina, que foi um dos lugares que mais amei por sua simplicidade. E Bellagio ao norte na região dos Alpes.

Pólux- Há algum trabalho sendo gerado a partir destas experiências?
Luciáh Tavares- Com certeza! O tempo todo estou analisando e criando algo para que depois possa ser assimilado no trabalho de atriz. Recolho imagens que futuramente transformo em cenas. Certamente estas vivências e outras tantas que não relatei aqui farão parte de trabalhos posteriores. Aguardem!

Pólux- E que espécie de trabalho será?
Luciáh Tavares- Ainda não posso revelar pois a viagem não acabou! (risos) E sabe-se lá o que ainda pode acontecer. Quando cheguei aqui pensava uma coisa, hoje já penso totalmente diferente. Uma viagem é sempre transformadora. Mas independente do que for, passará pelo popular, com seus tipos, pelas relações humanas, e sem dúvidas pelo amor.

Pólux- Você assistiu teatro aí? Como foi? E como é passar o carnaval fora do Brasil?
Luciáh Tavares- Assisti sim, em Roma vi mais de um espetáculo de rua dentro do Carnevale Romano e até participei como voluntária da platéia em mais de uma cena, depois que souberam que eu era atriz me colocaram em umas três cenas. Muito divertido!!! Pois sempre estou do outro lado do espetáculo! E também por que a linguagem cênica deles era bem próxima do que trabalho junto ao espetáculo "A Maçã". Achei os atores de um nível técnico excelente e com disponibilidade ao jogo com o público. Agora quanto a passar o carnaval longe do Brasil, foi um erro grande que cometi, embora não seja de sair a noite. Gosto de acompanhar o carnaval pela TV, torcer para Unidos da Tijuca, ver os amigos arrasarem na sapucaí, e isto não foi possível, saí e vi as ruas tristes, vazias e me deparei com um carnaval que mais lembrava um cortejo fúnebre...Na tv só se falava do Festival de San Remo...Isto também me ensinou pois o frio me fez uma pessoa mais quieta desde que aqui cheguei e entendi que o calor de nosso país é na verdade um grande traço de nossa cultura.

Pólux- O que você tem mais sentido falta? E você sentiu algum medo por empreender esta viagem sozinha?
Luciáh Tavares- O que mais tenho sentido falta é de arroz com feijão, do café, do pão...E do açucar brasileiro...sim as coisas aqui são lindas, mas o doce da vida está no açúcar do Brasil, e no sabor de nossas frutas... Mas sei que ao voltar sentirei saudade de tantas coisas daqui. Os bons momentos da vida passam rápido. E a vida deve ser vivida no ritmo alucinado de uma batucada de escola de samba. Sem que tenhamos medo de arriscar, de ousar... de botar o bloco na rua! Meu único medo é o de desistir dos sonhos...e de perder a fé e a confiança nas pessoas ...somos feitos da mesma substância dos sonhos( como diria Shakespeare) e entre um sonho e outro decorre a nossa curta existência( existência curta-pequena-piccola- como um café italiano). Muitos disseram que eu era louca por empreender esta viagem sozinha até aqui, acho isto uma bobagem pois não sou mais criança há muito tempo e falo suficientemente bem italiano. Mas rotular por loucos aqueles que buscam realizar seus sonhos é normal. Italo Calvino (escritor italiano) dizia: "A loucura é uma força da natureza para o bem ou para o mal, ao passo que a estupidez é uma debilidade da natureza sem contrapartidas. " estúpido é não correr atrás da felicidade por medo, covardia ou comodismo. Sou uma pazza scatenatta como me dizem aqui, mas eu sou feliz. "E mais louco é quem me diz que não é feliz! " As vezes ganha-se, às vezes perde-se, como no trabalho de atriz, é preciso aprender a jogar e descobrir o prazer deste espetáculo de nome vida, em que somos o personagem principal!!! E nosso objetivo principal é ser FELIZ! EU SOU FELIZ!!! E para sermos felizes não podemos ter medo seja na Itália no Brasil ou em qualquer outro canto do mundo!

Pólux- Para finalizar o que de mais importante você vivenciou nestes dias?
Luciáh Tavares- O mais importante sempre são as coisas que vivencio através do meu trabalho, da minha arte, com a minha paixão! E a minha paixão é o teatro, o meu trabalho de atriz. Mas não posso negar que andar de metrô no dia de uma partida de futebol importante aqui foi uma vivência que devo destacar. A paixão dos homens pelo futebol por aqui é mais ou menos como no Brasil e igual ao que sinto pelo meu trabalho de atriz. Conhecer o Coliseu foi importante também, mas quando entrei no Teatro Alla Scalla, e vi o palco me senti em paz, e depois em seu museu cheio de histórias de artistas de outros tempos. Assim como quando estive no Piccolo teatro di Milano e me emudeci diante Franca Rame...Ou ao me deparar com o espetáculo na Piazza del Popolo em Roma. E também no aniversário de 81 anos que fui convidada em Latina. A vida sem o humano, sem a força das pessoas, é vazia. E sem arte, sem teatro não tem nenhum sentido. Teatro para mim é diversão, trabalho, alimento, é sagrado e profano... é paz e entusiasmo...é comunhão, é DEUS!!! É como as placas de trânsito da Itália que dizem 'SENSO ÚNICO'...teatro é o sentido único da minha vida... Posso ter família, meus animais de estimação, amores, dinheiro, viagens, passeios, comida...mas nada me alimenta em corpo e alma como o teatro. Não podemos viver sem uma paixão, eu não vivo sem a minha, e ela é o meu trabalho de atriz e em especial o TEATRO em todo o seu esplendor ou em toda a sua simplicidade...nesta arte tudo pode e todo sonho ou loucura são possíveis...e ela não existe sem o outro...sem o texto, a poesia, sem o ator, sem o espectador...seja aqui ou em qualquer parte do mundo não se pode fazer teatro sozinho. O teatro sempre me fala mais alto a alma, é o meu grande amor...e tudo que vivencio relacionado a este amor é sempre o mais importante, o mais belo...seja aqui ou em qualquer outra parte do mundo...